Uma verba para o marketing

Há poucos dias um cliente me fez uma pergunta e resolvi compartilhá-la: Em porcentagem, qual é o ideal a ser reservado para marketing sobre o faturamento bruto da empresa?

Uma pergunta bem complexa. Essa porcentagem varia para cada tipo de escola, seu porte, tempo de mercado, idade/penetração do produto,… entre outras questões.

Reduzir uma questão […]

Escola: um cavalo estratégico

Desenvolver o pensamento estratégico de dirigentes e apresentar de forma prática e simples quais são as áreas que exercem influência na escola sempre é um desafio. Foi por isso que meu amigo Alexandre Berbel desenvolveu o Modelo Sistêmico do Cavalo.

Esse modelo tem sido a base de todo meu trabalho junto às escolas e tem […]

Administração do tempo, administração da vida!

Um dos bens mais valiosos na atualidade, sem dúvida alguma, é o tempo. Todos nós percebemos em algum momento que não temos tempo suficiente para realizar todas nossas tarefas. E o pior, quando algo exige mais de nós, tiramos parte do tempo de coisas importantes, mas que não são “emergenciais”. É assim que deixamos de […]

Matrículas e rematrículas – parte 2

Matrículas e rematrículas – parte 2

No artigo anterior começamos a falar sobre a conquista de novos alunos e em como esse processo está vinculado a cada etapa do marketing. Continuamos o assunto.

Pra fora e pra dentro

Agora fica mais fácil de entender que o marketing possui duas esferas complementares: o marketing externo e […]

Matrículas e rematrículas – parte 1

Com as férias de julho temos início do segundo semestre e junto começam a surgir os questionamentos sobre matrículas. “Como divulgar nossa escola?”, “O que fazer para captar mais alunos?” são perguntas comuns das lideranças e tais preocupações têm fundamento pois este é um momento decisivo para as escolas: se não conquistarem um número adequado […]